Seu uso é parte integrante da culinária de diversos povos. Na Bretanha, França, a farinha do trigo sarraceno é utilizada para preparar os crepes ou galletes. No Japão, o ingrediente é chamado de sobá e é consumido como massa em sopas quentes e frias onde se adiciona muitos outros temperos e ingredientes.
Foto do site de receitas: www.recettessimples.fr |
Os galettes franceses compõem uma refeição rápida, muito acessível e popular no país. São servidos com diversos recheios, salgados ou doces, como parte de qualquer uma das refeições.
A receita que sempre faço é do site www.recettessimples.fr e é muito simples.
Utilizamos:
400gr. farinha de trigo sarraceno
1 colher de sal marinho
1 ovo
1 colher de óleo ou manteiga derretida
Misture tudo muito bem. Aos poucos, acrescente água, até que a textura fique pastosa, mas que não se despregue da colher ao mexer a mistura.
Deixar repousar por 30 minutos.
Numa crepeira ou frigideira, colocar um pouco de manteiga e proceder como se faz ao preparar paquecas, despejando a massa com uma pequena concha na frigideira. Deixe cerca de 20 a 25 segundos de cada lado.
Sirva a seguir, recheando ao seu gosto.
Na França é comum servir a gallete com um ovo, que é preparado sobre a própria massa, adicionando-se queijo ou presunto. Esta é uma excelente opção para café da manhã ou um lanche.
A massa pode ser guardada em geladeira para ser utilizada algumas horas depois.
No Brasil, a marca Mãe Terra comercializa o produto em grãos, que podem ser parte da preparação de um quibe, no lugar do trigo comum (deixe de molho).
Compro a farinha de trigo sarraceno da marca Vida Boa, em casas de produtos naturais ou especializados.
O trigo sarraceno apresenta muitos nutrientes. Na sua composição quimica tem muito mais proteínas que o arroz, o milho e o trigo comum. É fonte de ferro, manganês, magnésio. É rico em fibras e auxilia no contole do colesterol. Tem ação antioxidante em função dos flavonóides que o compõe. É um grão completo que suplementa a alimentação que restringe a proteína presente no glúten.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui: