Menu - Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Lasanha Sem Glúten de Vegetais

Esta é uma daquelas receitas que reúne muito sabor em cada garfada!!!  
O preparo do prato foi feito à quatro mãos, já que é feito em muitas etapas e a companhia alegra a cozinha! 

Deu água na boca? Quer experimentar?


Depois de testar algumas massas de lasanha sem glúten oferecidas no mercado, escolhemos a lasanha da Schär para fazer a receita.  O preço assusta, mas vale a pena pelo resultado. 


Fazer lasanha dá um pouco de trabalho.
Por isso, optamos por usar alguns ingredientes industrializados que facilitam o processo ( molho branco e de tomates prontos). Sim, ... às vezes aqui na nossa cozinha impera a praticidade. 

Comece a preparaçao fazendo um bom molho de tomates. Usamos tomates frescos, uma lata de tomates pelados e uma embalagem de molho de tomate preparado e uma colher de chá de cebola desidratada. Adicione uma xícara de água, deixe apurar por cerca de oito minutos e pronto! Vejam como ficou. 

Para o molho branco, como disse, apelei para o recurso da praticidade e usei dias embalagens de molho branco industrializado ( não contem glúten), onde adicionei na panela um pouco de nós moscada e duas colheres decsopa de queijo ralado. Se você for intolerante à lactose, pode usar um requeijão sem lactose nesta etapa do preparo. 



Depois é a vez de preparar os vegetais. Abobrinhas levemente refogadas no azeite com meio dente de alho picadinho e sal. Utilizamos duas abobrinhas picadas, sem o miolo e sementes. 
Não refogue muito as abobrinhas, deixe- as bem crocantes, pois ainda irão ao forno recheando a massa. 

Tambem refogamos meio pacote de aspargos frescos picados com uma colher de sopa de azeite e sal. 

Afervente uma xícara de buquês de brócolis americanos picados por três minutos e mergulhe na água gelada, regando com azeite em seguida. Reserve.

Por último,  levamos à panela uma beringela média picada com azeite abundante, pimenta do reino, sal e meio dente de alho picado. Refogue até que os cubinhos de beringela fiquem bem macios, se necessário adicione um pouco de àgua ( uma ou duas colheres de sopa) até que fiquem douradas. 


Com todos os ingredientes do recheio e os molhos preparados é a hora de cozinhar a massa. Cozinhar lasanha pede muita agua fervendo na panela.

Aqui mostro um truque que meu marido se utiliza quando cozinha lasanha. Facilita para que as folhas da massa não grudem durante o cozimento.  Não é legal?


Leia as intruções da embalagem da lasanha comprada para calcular o tempo de cozimento. Lembre que a massa irá ao forno e não deverá cozinhar demais. 

Enquanto a massa cozinha é hora de ralar um bom parmesão. Lembre-se que muitas marcas são livres de lactose. 



Tudo pronto: é hora de montar as camadas da lasanha.
Escolha um bom refratário, unte-o com azeite e começando com uma camada de molho vermelho, vá intercalando a massa, um dos recheios de vegetal, o molho branco, um pouco do parmesão, até finalizar a ultima camada com molho branco e parmesão para levar ao forno e gratinar. 


Leve ao forno médio por cerca de quarenta minutos. 


Sirva com alegria!!!



E coma sem moderaçao!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: