Menu - Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ricciatelli di Siena: Maravilhoso Café da Manhã

Para quem não pode ingerir glúten, o café da manhã é um desafio.
Imaginar que não se pode mais comer um simples paõzinho com manteiga para toda a vida é uma das questões que acompanha o cotidiano do celíaco.
Para variar o café da manhã é preciso muita criatividade.... Aqui vai uma sugestão.


Assim que descobri minha intolerância ao glúten, pensava em muitas coisas que gostava e que deveria deixar de comer. Um dia, recordando de um doce que havia comido em Siena, Itália, fiu pesquisar seus ingredientes e descobri, para minha surpresa, que em sua preparação não havia nenhuma farinha de trigo, somente farinha de amêndoas.
Na internet tratei, então, de procurar boas receitas.

Mas em minha viagem à Itália, confesso que uma das primenras coisas que procurei foram os Ricciatelli. 
Maravilhosos em seu intenso sabor amendoado, mas de textura suave e delicada....
Que alegria encontrá-los em uma loja na cidade de Bellagio!!!

Totalmente gluten free, os ricciatelli preparados com amêndoas, açucar e claras de ovo fizeram parte de inúmeras manhãs desta última viagem.

Com café puro estes biscoitas de tradição e origem toscana casam perfeitamente....

As receitas que encontrei datam geralmente de 1800. Para os italianos este é um doce bastante tradicional nas festividades do Natal, mas as boas confeitarias o preparam ao longo de todo o ano. 

Em virtude da possibilidade de contaminação cruzada, optei por comprar o produto com fabricação garantida e certificada, como mostra a embalagem. Se algum dia encontrá-lo em alguma loja especializada em importados no Brasil, garanto que são excelentes.

Vou testar uma ou duas receitas daquelas que tenho guardadas e espero, brevemente, publicar uma postagem com o resultado no teste "feito em casa".

Un caffè? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: