Menu - Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Trigo Sarraceno: Você sabia que não contém glúten?

O trigo sarraceno é também conhecido como trigo mourisco e é um cereal isento de glúten.

Seu uso é parte integrante da culinária de diversos povos. Na Bretanha, França, a farinha do trigo sarraceno é utilizada para preparar os crepes ou galletes. No Japão, o ingrediente é chamado de sobá e é consumido como massa em sopas quentes e frias onde se adiciona muitos outros temperos e ingredientes.


Foto do site de receitas: www.recettessimples.fr

Os galettes franceses compõem uma refeição rápida, muito acessível e popular no país. São servidos com diversos recheios, salgados ou doces, como parte de qualquer uma das refeições.

A receita que sempre faço é do site www.recettessimples.fr e é muito simples.

Utilizamos:
400gr. farinha de trigo sarraceno 
1 colher de sal marinho
1 ovo 
1 colher de óleo ou manteiga derretida

Misture tudo muito bem. Aos poucos, acrescente água,  até que a textura fique pastosa, mas que não se despregue da colher ao mexer a mistura. 
Deixar repousar por 30 minutos.

Numa crepeira ou frigideira, colocar um pouco de manteiga e proceder como se faz ao preparar paquecas, despejando a massa com uma pequena concha na frigideira. Deixe cerca de 20 a 25 segundos de cada lado.
Sirva a seguir, recheando ao seu gosto.


Na França é comum servir a gallete com um ovo, que é preparado sobre a própria massa, adicionando-se queijo ou presunto. Esta é uma excelente opção para café da manhã ou um lanche.


A massa pode ser guardada em geladeira para ser utilizada algumas horas depois.


No Brasil, a marca Mãe Terra comercializa o produto em grãos, que podem ser parte da preparação de um quibe, no lugar do trigo comum (deixe de molho).


Compro a farinha de trigo sarraceno da marca Vida Boa, em casas de produtos naturais ou especializados.

O trigo sarraceno apresenta muitos nutrientes. Na sua composição quimica tem muito mais proteínas que o arroz, o milho e o trigo comum. É fonte de ferro, manganês, magnésio. É rico em fibras e auxilia no contole do colesterol. Tem ação antioxidante em função dos flavonóides que o compõe. É um grão completo que suplementa a alimentação que restringe a proteína presente no glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: